-
Arquitetos: Alexandre Benoit, entre escalas
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Paula Monroy
-
Fabricantes: Atlas, Jotta esquadrias, Rochbeton, SPR Mármores
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do apartamento localizado na Alameda Barão de Limeira, no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo, se deu como transformação quase completa da planta original de 1955.
A condição de unidade de cobertura do edifício escalonado configurava uma varanda descoberta em toda a sua extensão, os acessos a ela eram, no entanto, pequenos enquanto o espaço interno, compartimentado. Repensar a distribuição do programa foi fundamental para orientar as decisões de projeto.
A proposta de uma maior continuidade espacial orientou a demolição das paredes e o aumento das aberturas dando amplitude e vistas à totalidade do apartamento. Eliminou-se despensa e lavanderia, integrando cozinha, sala de estar, sala de jantar e varanda, partido reforçado pelo uso de um piso único, o ladrilho hidráulico.
Nesse sentido, como estratégia de projeto, houve uma experimentação no campo cromático. Os volumes de mobiliário na cor zarcão (fórmica goiaba) e madeira ganham presença em diálogo ao piso azul, pontuando o conjunto da intervenção.
Alguns elementos arquitetônicos merecem destaque: o nicho ao lado da entrada, que serve de apoio aos “objetos de bolso” ao entrar e sair da casa; a bancada de concreto moldado in loco na área externa que recebe a grelha; e a luminária pendente linear, desenhada em alumínio escovado natural, que reflete os tons do lusco-fusco.
A orientação leste do apartamento recebe generosamente o sol da manhã pela janela da antiga cozinha, e, da tarde, pelo amplo pano de vidro da varanda, onde é possível contemplar o pôr-do-sol.
Da varanda é possível avistar o velho bairro com suas construções que remontam aos barões do café e aos primeiros modernistas. Da face posterior, vê-se a linha do trem e, ao fundo, a Serra da Cantareira.